Barata

As espécies domiciliares de baratas têm hábitos noturnos, saindo de seus esconderijos em busca de alimento, água ou para acasalamento. São onívoras, isto é, sua dieta consiste em produtos de origem animal e vegetal tais como: doces, queijo, cerveja, alimentos gordurosos, pães, cremes, colas, cadáveres, lixo e esgoto. A contaminação dos alimentos e do ambiente se dá por meio de suas fezes, germes patogênicos, secreções da boca e de glândulas presentes ao longo do corpo, impregnando-os com cheiro característico.

Dentre as baratas que são “pragas” domiciliares se destacam as seguintes espécies:

• Blattella germanica (vivem em residências, restaurantes, hotéis, despensas, navios e nas cozinhas. As adultas podem viver até um mês sem alimento e até duas semanas sem água. São pragas em diversos locais do mundo, superando a barata americana).

• Periplaneta americana (habita residências, depósitos de lixo, restaurante, hotéis, bares, navios, esgotos, entre outros, onde pode adquirir agentes causadores de doenças ao homem e aos animais).

• Periplaneta australasiae (nas residências pode estragar plantas, roer roupas e livros).

• Pycnoscelus surinamensis (espécie semidoméstica que pode estar presente em depósitos, despensas, entre outros).

• Leucopaea maderae (não é tão comum em residências, mas pode se tornar   frequente em depósitos de sacos e de garrafas vazias).

• Supella supellecttilium

• Blatta orientalis

 Periplaneta brunnea

Controle

As pragas urbanas podem ser prevenidas ou controladas por métodos químicos. O termo popular "pragas" refere-se aos animais que podem de alguma forma interferir negativamente na vida do homem.

O controle através do método químico requer muita atenção, pois envolve a manipulação de princípios ativos e exige conhecimentos técnicos e cuidados de segurança Temos uma equipe treinada e competente para acabar com a infestação.

 

Maiores informações: clique aqui.