As formigas são úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga quando invadem as casas, jardins e campos de cultivo. As “formigas-carpinteiras” destroem a madeira furando-a para fazer os seus ninhos.

 Algumas espécies, chamadas “formigas-assassinas”, têm a tendência de atacar animais muito maiores que elas, quer para se alimentarem, quer para se defenderem. É raro atacarem o homem, mas podem dar picadas muito dolorosas e, se forem em grandes números, podem causar dano permanente ou matar por alergia grave.

Um tipo de formiga doméstica que costuma formar seu ninho em eletrodomésticos como DVD ou computador por causa da temperatura, podendo muitas vezes danificá-los. Elas costumam habitar partes ocas na parede da casa.

  A pesquisadora Dra. Ana Eugênia de Carvalho Campos, do Instituto Biológico de     São Paulo, explica que são cerca de trinta as espécies de formigas presentes nas   cidades e consideradas pragas urbanas. Todas pertencentes à família Formicidas   e, a maioria, pequenina - de 2 a 4 mm -, d’entre as quais se destacam a formiga      louca (Paratrechina longicornis), a cabeçuda (Pheidole spp.), a carpinteira   (Camponotus spp.) e - mais comumente nos quintais, praças e parques - as lava-  pés (Solenopsis sp).

No entanto, é provável que a variedade que ataque seu açucareiro seja a Tapinoma melanocephalum, mais conhecida como “fantasma”: mini formigas que surgem “do nada” e são encontradas nos lugares mais improváveis, como um bule de café. “Essas formigas são muito pequenas, medem cerca de 1,5 mm de comprimento, com pernas, abdome e antenas amareladas, e cabeça e tórax escuros”, explica Carvalho Campos. Persistentes, esses insetos são atraídos por todo tipo de alimento sendo que um grande número de operárias é recrutado para tal fim.

Segundo a pesquisa, as FORMIGAS “fantasmas” podem viver em qualquer lugar da casa, ocupando espaços como rachaduras nas paredes, frestas, pedaços ocos de portas e até mesmo equipamentos eletrônicos. Geralmente, o foco de origem é algum objeto ou vaso que contenha um ninho ou – nos casos de apartamentos ou casas geminadas – os conduítes de eletricidade, que servem como corredores entre as unidades habitacionais.

O primeiro passo para prevenir o aparecimento de formigas nas residências é a correta manutenção dos pisos, paredes e armários da casa. Rachaduras em azulejos, fissuras e trincas em paredes, buracos ou falta dos rejuntes, armários antigos e guarnições que detenham orifícios são potenciais locais de nidificação (formação de ninhos).

O ambiente também deve ser mantido limpo, o lixo coletado frequentemente, a louça lavada e substâncias atrativas como açúcar e doces devem ser mantidas em recipientes fechados – de preferência hermeticamente - ou acondicionadas em geladeira. A maior prevenção é eliminar o alimento à disposição para as formigas.