"Quando se trata de roedores, seu controle deve começar no ambiente e terminar nos invasores propriamente ditos", explica o veterinário sanitarista e mestre em saúde pública, Constâncio de Carvalho Neto. Todo morador que encontra ratos rondando sua casa deve identificar o que está facilitando a permanência desses animais na residência e onde estão as fontes de alimento.

De modo geral, as espécies urbanas podem ser classificadas em residentes e não residentes. As espécies residentes são o camundongo, que habita o interior das edificações e faz ninhos em armários, fogões, geladeiras e até máquinas de lavar roupa, alimentando-se de frutas e alimentos armazenados; e o rato preto, encontrado nos forros das casas, na parte oca de árvores ou em sótãos.A espécie não residente é a ratazana que habita os esgotos públicos ou faz tocas e túneis subterrâneos em terrenos baldios e nas encostas de córregos a céu aberto.

Segundo o médico veterinário especialista em entomologia de pragas urbanas, Antonio Queiroz de Almeida Sampaio, as ratazanas são ótimas nadadoras e entram nas casas através da rede de esgotos e sistemas de captação de água pluvial como os bueiros. Esta espécie sai à noite para buscar alimento, mas sempre retorna ao seu ninho original. "Podem aparecer nos ralos e vasos sanitários localizados no térreo das edificações", completa.

 Por sua vez, os camundongos podem entrar nas residências trazidos pelos próprios moradores, dentro de caixas de papelão com a mobília, com os eletrodomésticos ou até nas compras da feira. Uma vez dentro, procuram locais seguros para se esconderem.

Quando existe uma infestação, os sinais são a presença de fezes, alimentos muito roídos e até os cachorros de estimação muito agitados à noite, de uma hora para outra, devido à presença dos roedores.

A limpeza do ambiente e o correto manejo do lixo doméstico ajudam a evitar a presença desses infestantes. a colocação do lixo na rua seja feita próxima ao horário de passagem do lixeiro, para evitar que os sacos fiquem muito tempo expostos atraindo pragas urbanas. "Além disso, devem ser muito bem fechados e acondicionados".

Quanto aos gatos, eles até que caçam bem os camundongos, mas para enfrentar as ratazanas apenas os cachorros de grande porte são suficientemente ameaçadores. No entanto, os especialistas concordam que, para um controle efetivo, é importante contar com o trabalho de empresas coordenadas por profissionais especializados em medicina veterinária, agronomia, biologia, farmácia e química. 

Contrate esse serviço, clique aqui.